sexta-feira, 2 de março de 2012

A Ceia do Senhor


@ fé vem pelo ouvir.

A Ceia do Senhor. ICo.11:23-29.


1. Não é transubstanciação aonde o pão e o vinho literalmente são considerados corpo e sangue (isto é canibalismo e sacrifício incruento)
2. Não é consubstanciação aonde o pão e o vinho contêm em simbolismo a presença do corpo e sangue (esta idéia é luterana e companhia Ltda.)
3. Na Ceia o pão é pão e o vinho é vinho é um memorial aonde o que vale é a nossa comunhão com Ele e sua presença em nosso meio." em memória”
*Três fatos sobre a ceia e nosso comportamento quando participamos:



1.olhamos para traz (passado) nascimento, morte, e ressurreição de Jesus, isto nos garante salvação eterna
2.olhamos para dentro de nós (presente) fazendo um auto exame de consciência, se estamos aptos a participarmos da mesa do Senhor.IICo.13:5.
3.olhamos para frente (futuro) para a bendita esperança da sua vinda aguardamos a sua volta. ”por que todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciai a morte do Senhor até que Ele volte.ICo.11:26.” 
Conclusão: Elementos da Ceia, Pão e Vinho e seus simbolismos.
*Pão: serve de símbolo do corpo de Cristo, quebrantado por nós. .
*simboliza o sustendo e a satisfação espiritual em Cristo.
*fala da doação de sua própria vida. JO.10:17-18.
*da mesma forma que o pão físico fala da própria conservação da vida, assim também Cristo na qualidade de nosso alimento espiritual, é capaz de prover e manter a nossa vida espiritual.JO.6:33-35.
*Vinho: representa o sangue de Cristo e faz-nos lembrar de sua expiação por nós.Rm.5:11.
*o sangue de Cristo suplantou todos os sacrifícios e holocaustos do.Heb.10:4.
*sem derramamento de sangue não a remissão.Hb.9:22.
*Jesus foi sacrifício aceito, e o seu sangue nos purifica de todo o pecado.IJO.1:7.
*Jesus é o sacrifício aceitável e aroma suave para Deus.Ef.5:2.

Romildo Sena Batista.





Predestinação Não é...


@ fé vem pelo ouvir.

Predestinação não é... 
1.Predestinação Não é, doutrina, Paulina, Zwingliana ou Calvinista; a Paulo foi revelada a predestinação como um ato do Amor de Deus pelos Eleitos, a Zwinglio veio a iluminação do Espírito Santo; a Calvino, veio a iluminação e o Don de sistemazinar, melhorar esta Revelação, para o ensino, na Teologia.

2.Predestinação Não é, doutrina exclusiva da Igreja Presbiteriana, ela é antes de qualquer coisa uma doutrina Bíblica, que Calvino sistematizou, ensinou a seus filhos na fé, presbiterianos; e a igreja presbiteriana acolheu como verdade de Deus na revelação Bíblica. Com isso se tornou detentora.

3.Predestinação Não é, uma doutrina de homens, uma invenção da mente humana, é Revelação de Deus; puramente Divina, perfeita, harmônica, vardeira, que tem leis, regras princípios e objetivo especifico; por isso quando não cremos nessa revelação chamada predestinação rasgamos dezenas de textos revelados das Sagradas Escrituras que falam na predestinação, e dizemos pra Deus que ele não é capaz de fazer cumprir seus planos e propósitos estabelecidos antes da fundação do mundo. Jó.42:2.Efesios.1:1-5.

E mais desacreditamos na sua Soberania, o destronamos! Judas.25. nos tornamos loucos como Nabucodonozor que ao recuperar a memória disse: “seu Reino é Sempiterno”. Daniel.4:34-35.

Romildo Sena Batista.

deuses e idolos



@ fé vem pelo ouvir.

deuses e ídolos- Salmo 115; I Corintios 10:14-22
Objetivo: 

nos ensinar a servir e adorar a um só Deus, deixando a idolatria.
Alguns deuses mencionados na bíblia :

1.Tamhus: um deus da Babilônia antiga, é a lenda de adonis dos gregos, e de oziris dos egípcios, nas três civilizações as mulheres ficavam lamentando a morte de um jovem deus da natureza, que morre durante o inverno, tornando-se herói. Ez.8:14-16.

2. Baal: símbolo de força e fertilidade, representado pelo touro, a rainha jezabel introduziu a adoração a baal  em Israel. ( Elias derrotou 450 profetas de baal. I Rs.18:20-40.

3. Astarote: deusa da fertilidade e do amor profano, seu nome Babilônico plural de astarote “assera” um dos postes ídolos sagrados dos filisteus. I Sm.7:3; I Sm:12:10.

4. Moloque: deus de bronze que recebia crianças recém nascidas das mães em sacrifício. Lv.18:21; Lv.20:2.

5. Diana: deusa mãe; os efesio criam que ela veio do céu. Seu templo na grécia foi considerado uma das sete maravilhas do mundo. Atos.19:23-28.

6. Afrodite: conhecida como a deusa grega do sexo, (Diana e Afrodite) eram bastante conhecidas na Grécia, sendo cultuadas por prostitutas e homens idolatras.

Esses são alguns das dezenas de deuses existentes no Velho e Novo testamento.Vamos aprender algumas coisas com isso:

I.Nossos pais nos deixaram como herança espiritual a idolatria. o Brasil foi colonizado por três classes:
1-Portugueses; padres e religiosos.
2-Africanos; escravos, umbanda, quimbanda, camdomblé
  3-Índios; politeísmo adoração de muitos deuses, sol, lua, natureza, etc.
      Esse foi o “’futil procedimento que nossos pais nos legaram” I Pe.1:18.

II. Como filhos de pais idolatras somos advertidos a abandonar seus ídolos.
precisamos aprender e entender que religião e fé não passam pelo sangue não existe DNA. A religião dos meus antepassados não me servem; ao menos que tenha um experiência pessoal de fé com Jesus o Deus verdadeiro.
Nascemos espiritualmente mortos e precisando da graça e vida de Deus. Sl.51:5; Ef.2:1. por favor não seja dos que dizem eu nasci nessa e vou morrer nessa. Isso é coisa de grabiela, eu nasci assim vou morrer assim.

III. Deus se ira contra os homens que trocam a “criatura pelo Criador”.
Existe uma tripla condenação para os que seguem seus próprios caminhos e trocam o verdadeiro Deus pelos ídolos. Rom.1:18-28.
1. Deus os entregou para desonrarem seus corpos entre si. Rm.1:24
2. Deus os entregou as paixões infames. Rm.1:26
3. Deus os entregou a uma disposição mental reprovável. Rm.1:28

Conclusão:
1.só em Jesus existe salvação e vida eterna. AT.4:12
2. só existe um caminho que leva para o céu. Jesus. Jo 14:6
3. só existe um mediador entre Deus e os homens Cristo Jesus homem. I Tm.2:5

Romildo Sena Batista