terça-feira, 30 de janeiro de 2018

João Batista, uma ovelha que viveu isolada no deserto, e repreendeu os lobos do templo.<------->"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura"? Mateus 3:7.

João Batista um sacerdote levita que nunca "tocou no templo".


João era filho do Sacerdote Zacarias, e de Isabel que também era da descendência de Arão. Assim, os seus pais eram ambos da tribo de Levi.

"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel". Lucas 1:5


Então veja que João era filho de um Sacerdote, portanto João Batista também era um Sacerdote, pois esse ofício era passado de pai para filho, e somente a descendência de Arão podia exercer o sacerdócio no Templo dos Judeus, em Jerusalém.


 Fica a pergunta: Se João era um Sacerdote Levita, o que ele fazia vivendo no Deserto?Porque um Sacerdote Levita abandonaria o Templo em Jerusalém e iria viver no deserto?

JOÃO BATISTA. 

O homem que era cheio do Espirito Santo desde o ventre materno.
O homem que viveu nos desertos,isolado no calor e frio, vestindo-se e comendo estranhamente.
O homem que rejeitou sua própria sociedade, por trazer uma mensagem de confronto "Arrependei-vos".
O homem que rejeitou o templo, e não há registros de sua presença a um templo judaico. "nunca foi ao culto".
O homem que batizou o messias, seu próprio salvador.
O homem que foi decapitado, por denunciar o pecado.
Este é um homem que poucos, desejam imitar hoje.

(João, significa: Deus concede a Graça, Yôḥānān), João Batista era filho de sacerdote, e deveria ser criado no templo, nas escolas levíticas, seguindo lei e a carreira do pai Zacarias que era sacerdote. 

Mais João simplesmente, não segue essa tradição: João é criado fora do templo, no deserto, rejeitando a religião, rejeitando as vestes sacerdotais, rejeitando a comida dos sacerdotes, rejeitando qualquer semelhança com os oficiais da religião judaica. João foi criado no deserto. 
 E o menino crescia e se fortalecia no espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.Lucas.1:80. 

João Batista foi o primeiro Sacerdote da Nova Aliança a romper com o sistema religioso da sua época, que se mostrava apostata e pragmático. 

Isso deveria nos ensina muitas lições, sua mensagem, tanto quanto seu nome são pura expressão da Graça de Deus.ple

Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus.11:11.

João Batista, não se impressionou com o templo de Herodes, que tinha a opulência e os símbolos bem visíveis e definidos, aos olhos eram impecáveis, e dignos do louvor humano. “que saíste a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento?”, Jesus o descreveu assim. Mateus.11:7.

Na desertificação João trouxe uma nova forma de apresentar o evangelho, e falava do Reino de Deus aos que o ouviam como a “voz do que clama no deserto”.Isaias.40. Pois para isso ele veio.

Mateus, faz a narrativa de Jesus indo ao templo, Mateus indica que Jesus começou por rejeitar o culto do Templo dos judeus: conta que ele foi a Jerusalém e expulsou os cambistas do Pátio dos Gentios no início de sua missão, não no fim.
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Mateus 21:12-13 "minha casa será chamada casa de oração'; vós, ao contrário, estais fazendo dela um 'covil de salteadores". Nesse ponto Jesus rompeu com a religião do templo.

A apostasia hoje bate a nossa porta, estamos vivendo a realidade de ser uma igreja, que vive pensando apenas em adornar o templo. Existem os que vendem e os que compram no templo, o templo bem adornado, atrai os incautos que vivem na ilusão de adorarem simbolos, e pessoas na figura dos sacerdotes atuais, pastores, bispos e até apóstolos modernos. Hoje muitos vivem a profunda ignorância dos tempos modernos. deixaram a verdadeira adoração que Jesus ensinou. Jo.4:24, para adorarem símbolos dias e festas.

Viver como a voz do que clama no deserto nos dias atuais é um grande desafio para a igreja moderna, e para os novos discípulos de Jesus na atualidade.

Romildo Sena Batista.