quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

" Monstro é aquele que não sabe Amar "

A Beija-Flor fez um paralelo entre as mazelas brasileiras e o romance "Frankenstein", escrito pela inglesa  Mary Shelley (1797-1851) e publicado pela primeira vez em 1818, há exatos 200 anos. Ao longo de 36 alas e nove atos, a escola de Nilópolis representou a corrupção, a desigualdade socioeconômica, a violência e as intolerâncias de gênero, racial, religiosa e esportiva. Todas essas características compuseram o cenário “monstruoso” do Brasil” . 


Justino o Martir, nascido 100 d.C, foi um apologista da sua época, foi um filosofo, letrado em todas as filosofias da época do helenismo grego. Pois bem esse brilhante homem, converteu-se e como leitor e defensor da verdade em sua época, em tese disse duas verdades sobre o Cristo como o Logos.

1º. O Logos cósmico autor e mantenedor da vida e da criação.

2º. O Logos ESPERMATIKOS, segundo Justino, Cristo como criador de toda vida existente no planeta, depositou sementes de verdades nos mas rudes e mas incrédulos dos seres humanos, não importa quem sejam todos desfrutam em si de sementes de verdade. Como base para essa afirmativa, Justino usou duas porções das escrituras:

1-“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” João.1:4; “
2-E ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsistem por ele” Colosseses1:17à {Subsiste=Sinestikem-grego. Ele, Jesus é a estaca que sustenta o universo}.


Verdades ditas na Sapucaí nesse carnaval, são de fato indiscutíveis, senão vejamos.
Beija-Flor de Nilópolis: veja a letra o samba-enredo do carnaval 2018
Enredo: Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu’. Compositores: Di Menor BF, Kiraizinho, Diego Oliveira, Bakaninha Beija Flor, JJ Santos, Julio Assis e Diogo Rosa.
Assis e Diogo Rosa.
Sou eu…Espelho da lendária criatura, Um mostro…Carente de amor e de ternura, O alvo na mira do desprezo e da segregação Do pai que renegou a criação Refém da intolerância dessa gente Retalhos do meu próprio criador Julgado pela força da ambição Sigo carregando a minha cruz A procura de uma luz, a salvação! Estenda a mão meu senhor Pois não entendo tua fé Se ofereces com amor Me alimento de axé Me chamas tanto de irmão E me abandonas ao léu Troca um pedaço de pão Por um pedaço de céu Ganância veste terno e gravata Onde a esperança sucumbiu Vejo a liberdade aprisionada Teu livro eu não sei ler, Brasil! Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora Feito um arrastão de alegria e emoção o pranto rola Meu canto é resistência No ecoar de um tambor Vêm ver brilhar Mais um menino que você abandonou Oh pátria amada, por onde andarás? Seus filhos já não aguentam mais! Você que não soube cuidar Você que negou o amor Vem aprender na Beija-flor.

Nessa poesia feita por não cristãos, falam de um grito na alma, do desespero por não encontrar a luz, não entender a fé, não ser respeitado pelos que chamam de irmãos e “trocam um pedaço de pão por um pedaço de céu”.

- Já morei duas vezes no Rio de Janeiro, em 1997, na baixada fluminense onde passei um mês, nesse tempo morei e trabalhei na 1º Igreja presbiteriana de Belford Roxo, a segunda vez fiquei no seminário Batista do Sul do Brasil, parte da Zona sul, rua José Higino 416, Tijuca

Tenho boas lembranças, do visual e do povo, embora violento o RJ, é bom, hoje a onda de violência levou os sambistas a fazerem um carnaval voltado ao protesto, contra a violência no RJ, e no Brasil, contra a corrupção. As vezes as pedras cantam clamando, e e auto-critica, deu o titulo a Beija-flor

De um outro lado a Mangueira, também fez seu protesto e sua critica ao atual prefeito e ex-bispo da Igreja Universal Sr.Marcelo Crivella, que não repassou a verba para o carnaval das escolas. 

Com isso recebeu duras criticas com frases do tipo: eu sou mangueira meu senhor, não me leve a mal. Pecado é não brincar o carnaval”. Samba enredo da mangueira. 
“não enche meu carnaval de pastor, sou devoto de alalaô”. Bloco de rua.

- As estatísticas do carnaval deste ano, afirmam que teve muito mais gente nas ruas que o ano passado. 

Que motivos levam as pessoas, a irem as ruas por 4 dias, se “divertirem” de forma banal. 

Se somos um pais cristão, por que os números de morte e drogas e violência só aumenta ? 

Quando penso nisso penso em mim mesmo, começo a examinar meu coração. E olhar para as comunidades cristãs, que passam o ano inteiro oferendo fé e crença ao povo Brasileiro.

É fácil demais estar do lado de fora, criticando quem foi ao carnaval. 

Seria bom se nos julgássemos como igreja, como intolerantes, se fizéssemos uma avaliação e um juízo de valor, do porque, esse ano teve mas gente nas ruas.

 Essa avaliação deveria passar pela via da nossa omissão, que é tão pecaminoso quanto ir ao carnaval.

O Brasil é um pais acolhedor, hospitaleiro, está sofrendo o vitupério politico, religioso e social. 

Esse ano tem eleição e o clima de ódio e divisão, já está instalado no pais. 

Quem quer que vença essa disputa, não conseguirá ajudar a nação com seus dramas, mazelas e anseios sociais, não temos quem nos socorra infelizmente.  

-Já antemão me abstenho de defender quem quer que seja, me recuso a falar de política, enquanto o pais for governado por esses aproveitadores.

Nosso é sistema corrupto, e só produz corrupção e  perversidade. 

Minha bandeira é o evangelho, para isso vivo, e isso respiro.

O carnaval é apenas o reflexo de um pais sem rumo, que busca na diversão a qualquer custo o prazer, para uma alma cansada e aflita, que encontra na bebida e nas drogas um paliativo para sua dor e descontamento.

Na verdade vivemos 365 dias de carnaval, as mascaras e as fantasias nos são oferecidas diariamente.

As fantasia as mascaras vestidas diariamente são diversas. 

Nossa cristandade no Brasil, na sua maioria, usa mascaras, são doentes, de ganância e ódio. 

Vivendo sem afeição pelo próximo, muitos apenas cumprem horários nos cultos, pagando promessas.

Crendo em promessas que não existem, oferecendo promessas que Deus não prometeu. 

Essa é a mascara e a fantasia da maioria, que não tiveram ainda um coração convertido, para amarem a Deus no próximo.

Falta amor, e sobra ódio. Monstro é aquele que não sabe amar. Me chamas tanto de irmão E me abandonas ao léu Troca um pedaço de pão Por um pedaço de céu”. O Samba da beijar, parece fazer sentido e conter sementes de verdades do Logos o espermatikos, criador de Toda vida.

Frieza e apatia, pré-conceito,  parece ter tomado conta do cristianismo no Brasil. 

Santo Agostinho escreveu: “antes de Amar a Deus os homens amam as coisas”. 

“quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é Amor”.

As orações feitas são impetrações de maldade, sobre o proximo, alguns oram desejando o mal, desejando que um vença e outro perca. 

Orações que amaldiçoam em nome de Deus, é comum em certos cultos, isso não é de hoje. 

Flavio Josefo o historiador judeu diz:  “Os Judeus impetravam maldiçoes sobre os Samaritanos em nome do Deus de Israel”. 

Infelizmente grande parte dos cristãos no Brasil estão com esse espírito, querendo Deus para si e o diabo para os outros.

Muitos vivem mascarados e travestidos, fantasiados, sem fruto, sem amor e sem misericórdia. 

As mascaras são diversas. Mascara da hipocrisia, da fofoca, da ambição, mascara da infidelidade, da arrogância, do orgulho espiritual, da intolerância e da mentira.
Esses vivem 365 dias de carnaval. Libertemo-nos de tais mascaras ó Senhor Nosso.

Jesus é o único que viveu nesta terra e não viveu esse carnaval de pecados, sua alma era pura, imaculada, sigamos seu exemplo de amor a Deus e ao próximo.

Nossa tormenta maior é o pecado que em nós reside, o carnaval, passa pela via da alma angustiada, aflita, corrompida pelo pecado. 


Quem não entendeu o significado do sacrifício de Jesus, vai no próximo ano estar na avenida de novo., 
E quem vive nas mascaras da hipocrisia religiosa. Viverá 365 de carnaval, na insobriedade do decaramento religioso.

Carnaval é a escolha da multidão por barabas o assassino, e a condenação de Jesus, o Santo de Deus. 

A multidão que viu, ouviu, provou pães  e peixes, foram recipientes das bênçãos do Senhor Jesus, é a mesma multidão que gritou “crucifica-o”.


A multidão quer Barabas, a multidão quer morte por prazer, morte e diversão.

"...meu senhor, não me leve a mal. Pecado é não brincar o carnaval...”


Pecado também é saber que se deve fazer o bem e não faze-lo, “aquele que sabe que tem que fazer o bem e não faz nisso está pecando”,diz o texto sagrado. 

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado"
Tiago 4:17

Se omitir de ajudar quem precisa é pecado, pecado é deixar de ter compaixão, deixar de exalar o amor de Deus a quem precisa.

Pecado é apenas criticar e apontar o dedo para os politicos do pais, e não ver que a religião no Brasil também tem contribuído, em parte na desgraça espiritual da nação.


O Brasil é vitima da religião dos senhores do "feudalismo espiritual", que compram as bençãos, fazem troca para serem abençoados, pagam para não serem amaldiçoados. Essa é a senzala que a religião do feudalismo impôs ao nosso povo. A religião das indulgencias voltou com nova roupagem.

".E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos..." I Samuel.12:23.

Pecado é deixar de orar por vós. que “eu não peque deixando de orar por vós”...

Brasil que eu não peque, deixando de orar por você, minha pátria, que não apenas te critique, mas que ore por teus filhos, perdidos e abandonados que morrem em ti, pátria minha, sem saúde, educação e segurança.

O Rio de Janeiro acumula, ao longo de décadas governadores envolvido com corrupção, os últimos governadores do RJ, foram presos. 

E para surpresa temos o irmão Garotinho, e sua esposa Rosinha Mateus, que a anos atuaram na vida pública do estado do RJ. 

Ambos foram prefeito da cidade de Campos. Garotinho tornou-se conhecido nacionalmente ao longo dos dois mandatos em que foi o prefeito de Campos, sua cidade natal. Venceu as eleições para governador do estado do Rio em 1998, com o apoio de Leonel Brizola

Além disso, Garotinho baseou-se, cada vez mais, no populismo, oferecendo serviços subsidiados, como refeições, medicamentos e, hospedagem, a preços simbólicos; e na imagem de líder religioso, entre os evangélicos pentecostais, para obter apoio político

O irmão Garotinho é ligado ao presbiterianismo. Sua mulher também foi governadora, estudou em escola Batista, é crente também, ambos são radialista, da super radio tupi, desde 1993 até os dias atuais. Garotinho foi em terceiro colocado nas  eleições presidenciais de 2002.
.
Tivemos Sergio Cabral, Em 29 de outubro de 2006, com apoio dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, foi eleito, em segundo turno, governador do Rio de Janeiro pelo PMDB, em chapa com Pezão, com 5.129.064 votos (68% dos votos válidos em todo o Estado), derrotando Denise Frossarddo PPS que obteve 32% dos votos válidos.

Em outubro de 2010, foi reeleito governador, ainda no primeiro turno, com mais de 66% dos votos válidos. Sergio Cabral, foi senador, foi deputado, foi presidente da assembleia do RJ, por 4 mandatos.

Essa é verdade sobre os governantes do estado do RJ, e alguns dos seus políticos, como Jorge Picciani, pecuarista deputado pelo RJ, presidente da assembleia legislativa do RJ, até ser preso em 2017, todos esses tem a mesma raiz genealógica política e partidária. farinha do mesmo saco.

Esses homens são acusados, e alguns com forte evidencias de corrupção estão presos. O RJ, de sofre as consequências de ter sido governado por essa gente, que deixou o estado sem, educação, sem saúde, sem segurança.

São décadas de desmando, desfavor e  desprezo, ao povo do RJ, a situação atual do estado principalmente da capital é de calamidade. Arrastões e invasões a a super mercados a  luz do dia, tiroteios. 

Os aplicativos registraram mas de 61 tiroteio somente nestes dias de carnaval, no RJ, policiais mortos e etc... é muita calamidade.


“que eu não peque deixando de orar por vós”...



Ore para que o pai de família que desce ao morro na madruga, não seja alvo de bala perdida.


Ore para que as crianças tenham proteção, Ore para que o estado do RJ, seja seguro bem como o Brasil, que não tem segurança. 

Ore pelo bom policial que luta dia a dia arriscando a vida em favor da sociedade de bem.

“que eu não peque deixando de orar por você, RJ e Brasil”

Entre os citados nas delações de JBS, teve até um que foi a igreja fazer doação dizimal ou ofertório.  Sendo bem recebido. Da propina ficaram os vestígios do cheque gordíssimo. As investigações da PF, desencadearam a operação Timóteo. As “epístolas pastorais” deram titulo a operação do propinoduto da Petrobras. Que teve como suspeito e indiciado supostamente, um pastor de renome no Brasil.

Quando assisti em parte o desfile da beija-flor, que com maestria, e uma produção hollywoodiana, expôs visceralmente, na avenida as corrupções e falcatruas dos políticos Cariocas e do Brasil como um todo.

Sempre pode piorar quando já está ruim, neste caso, expor ao vivo,  cantar como um grito de liberdade, um pedido de socorro, os ajudou a falar abertamente de tudo, como disseram “o povo já não aguenta mais”.

Minha decepção não é com os ímpios que governaram. mais com os cristãos que governaram o estado do RJ.

Juntos formaram um coluio, uma gangue, uma facção política, e deixaram o estado do RJ, na situação que se encontra.

Disse Marcelo Crivella atual prefeito do RJ, e ligado a igreja do Edir Macedo. "estava viajando no carnaval para encontrar soluções, para a calamidade da segurança pública do RJ. 

Vou esperar para ver, como ele irá conseguir desarmar o trafico e os morros dominados pelas milícias.

O grito da beija-flor, com seu samba enredo, suas exposições teatrais, na avenida, talvez fique apenas no grito, mas vale como mensagem, e como lição, para quem sabe que tem que “fazer o bem e não faz”, sabe que tem que amar e não ama, apenas fica na critica.

Quem nos ajudará. ?

No RJ, temos hoje como presidente da câmara dos deputados o Sr.Rodrigo Maia PMDB, deputado eleito, pelo estado do RJ,  citado nas delações e investigado. 

Luiz Lindbergh Farias Filho PT, senador pelo RJ, foi prefeito de Nova Iguaçu, deputado federal pelo estado do RJ de 94 a 2040, é natural de Alagoas. 

Esse grita aos berros é golpe, golpe. Golpe é virar as costa para quem o elegeu.  

Lindberg Farias, nada faz pelo estado, que o acolheu e o elegeu ao cargo de Senador da republica, prefere defender Lula, a defender e ajudar as comunidades do RJ. um dia ele foi cara-pintada hoje faz papel de cara-lava.

Rodrigo Maia ligado ao atual Presidente Temer, também nada faz pelo estado,  que o elegeu. 

A Lista é grande, citar nomes de políticos não sobra um sequer, tenho que parar com esses pequenos exemplos nos bastam.

O fato é :
"...Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra..." Salmos.121.

O teu socorro ó RJ, virá do alto Daquele que Fez os céus e terra. Jesus o verbo de Deus.

Pois dos políticos nada espere, os que te enganam não ajudam. 

Os que  cantam e gritam por melhoria apenas tem na voz a  expressão e o desejo de liberdade, de um povo sofrido, sem saúde, educação e segurança.  

Parece que o RJ, continuará vivendo seu carnaval, com falta de tudo, principalmente de dignidade, pois o dinheiro o rato comeu, e o povo irá pagar esse pato, por 365 dias de carnaval após as cinzas da quarta feira...

Oremos pelo Estado do Rio de Janeiro.

Só Jesus nessa causa.

Romildo, "inspirado na comunidade de Nilópolis, que "

Deus nos Ajude a suportar esse jugo....