terça-feira, 3 de abril de 2012

Cadeia da Salvação

@ fé vem pelo ouvir.

Os benefícios da morte e ressurreição  de Jesus.
1. Redenção : Resgate ou compra do homem pecador por Jesus cristo; era o ato de pagamento por um escravo para torna-lo livre de sua escravidão e servo do seu novo Senhor, servido-o por amor. Rm. 3:24. Exo.21:1-6.
2. Remissão : Ato ou efeito de perdoar: Jesus perdoa os pecados do homem; ato de pagar os pecados. o meio de pagamento foi sangue de Jesus, recebemos remissão pelo seu sangue. Cl.1:13-14.
3. Propiciação: Aquilo que faz tornar favorável , sacrifício de expiação , o sacrifício que era preciso ser feito para cumprir as justas exigências de Deus. Rm.3:25. (ato feito por meio de derramamento de sangue)
4. Expiação: Revela o amor de Deus aos homens: que na sua incapacidade seriam destruídos pela ira de Deus por serem pecador; Deus se ofereceu como sacrifício e expiou, derramou sangue, para resgatar o homem. Ef.5:2.
5. Justificação: Ação da Graça Divina, em tornar o pecador injusto e condenado em justo e perdoado. Esse é um termo de advocacia feito por um advogado, defendendo um réu condenado e declarando-o inocente, neste caso a Justificação tem um efeito legal e moral de inocentar, pois o pagamento da culpa já foi pago pelo sangue Jesus. Rm.3:20,24: Rm.5:1.
6. Imputação: Declarar como pertencente a alguém; o que ele não merece; depositar na conta de alguém o que ele seria incapaz de conseguir. ato de atribuir a alguém algo imerecido. Rm.4:24.
7. Reconciliação: Ato de reconciliar o homem, ou seja, Deus e o homem de um estado de inimizade para um estado de amizade. esta reconciliação só foi possível mediante o sacrifício de Jesus que aplacou a ira de Deus. Rm. 5:10-11.
8. Santificação: Esse é o efeito de Separação, Deus nos separa para Ele, depois Nós nos separamos para Ele; é um processo que primeiro começa com Deus separando o homem para si. I Pe.1:2 . o homem só passa a santificar-se após receber a santificação Divina. Rm. 6:19.
9. Intercessão: Clamor Através da oração, colocando-se em favor de outros por uma causa. esse é um oficio sacerdotal; Jesus é o nosso Sumo-sacerdote Eterno, ele vive para interceder por nós. Hb.7:25.
10. Predestinação: Determinar previamente as fronteiras pré- destinar, fala de Deus que vê o fim desde o princípio, e em cujo decreto e propósito, todos os eventos, passado, presente e futuro são abrangidos. Rm.8:29.
11. Eleição: Separar para si , Deus separa os seus por um ato de sua bondade sem que necessariamente tenhamos mostrado nossa bondade e essa satisfaça a Deus; eleição é incondicional. Deus, elege o homem para si . Rm. 9:11.
12. Transformação: Dar nova vida ou nova forma , de velho homem para nova criatura em uma mudança radical de mente. é Deus através de Jesus quem nos transforma de gloria em gloria até a glorificação do corpo. I Jo.3:1-2. Fp.1:6.
13. Regeneração: Reabilitar, formar de novo, restaurar; tornar o degenerado em reabilitado, reabilitação. I Pe.1:3.
14. Conversão: Converter-se ato de mudança de direção, o homem que andava no caminho mau, passa a andar contrariando a maldade e anda por um caminho bom. ato ou efeito de mudar de direção. At.3:19
15.Adoção: Ato ou efeito de adotar, recebimento legal de um filho. Rm.8:16.

Romildo Sena Batista

Supra e Infra, os decretos de Deus feitos antes a depois da queda.

@ fé vem pelo ouvir.
SUPRALAPSARIANISMO
É  a ordem dos decretos de Deus,
feitos antes da criação do mundo.
Isto inclui o homem e até a
própria queda.

Sua base é:
Soberania; onisciência; decreto.
Parte de uma linha teológica
e filosófica. É o decreto de Deus,
antes da criação.
Eternidade = Tempo kairós
Kairós é o tempo de Deus, desde
a eternidade;
Kairós é desconhecido no infinito;
No Kairós escondem-se os

ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS de Deus:
Auto-existência = João 5.26
Imutabilidade
Infinidade
Imensidade
Trindade
Eternidade
Pré-existência “a sua própria causa”

SUPRALAPSARIANISMO
O homem aparece no decreto, com a
Certeza de ser criado e cair; (Eleição
e Reprovação); o decreto de Deus é
uma unidade e tem um único objetivo
final, em vista de que, em certo sentido
Deus “quis” o pecado” .




INFRALAPSARIANISMO
É a ordem dos decretos de Deus, feitos depois da criação do Universo mas, principalmente após a queda do homem Adão.

Sua base é:
Soberania; decreto ; onisciência.
Parte de uma linha teológica e histórica. É o decreto de Deus, feito depois da queda.
Criação = Tempo Cronos
Cronos é o tempo a partir da criação do homem;
Cronos é conhecido no finito; no Cronos os atributos comunicáveis de Deus são revelados e conhecidos;
No Cronos escondem-se os ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS de Deus:
Espiritualidade = João 4.24
Bondade Amor
Retidão Justiça
Misericórdia Mansidão

INFRALAPSARIANISMO
O homem aparece como criatura
a partir de uma linha histórica, e o decreto só é estabelecido depois da queda (Eleição e Reprovação); a criação e a queda podem ser considerados apenas como um meio para o fim, mas, também tinham grande significação independente, o pecado não pode ser considerado como um elemento de perturbação do mundo. Em vista de que em
certo sentido Deus, “permitiu” o pecado.

Romildo Sena Batista.