segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os Seis Cânticos do Apocalipse

                                         
@ fé vem pelo ouvir.
                                                                             
                        Cânticos de Adoração e seus Resultados.
O apocalipse começa com dois acontecimentos importantes; o primeiro é a visão de Jesus glorificado, que deixa, João, caído como morto aos seus pés. Ap.1:9-17. O segundo carta as 7 igrejas alertando-as a mudarem o seu comportamento antes do julgamento e da ira de Deus. Ap.2-3. Agora ele se acha em espirito presenciando uma cena inédita e inusitada o Todo Poderoso assentado no seu trono, como o centro de todas as atenções, rodeado por figuras  importantes, “vinte e quatro anciãos, sete Espíritos de Deus, quatro seres viventes, milhares de anjos, e arcanjos ”. Ap.4. Esta cena ainda revela como Deus é adorado e reverenciado por estes seres angelicais e por todo o exercito dos céus. Aqui começa uma seqüência de fatos sobre o juízo, a manifestação da justiça de Deus jamais vista em qualquer tempo ou época passada. O que vamos ver é uma seqüência de acontecimentos trazidos por Cinco momentos de adoração e exaltação; cada vez que Deus é adorado no seu trono, por estes seres angelicais junto com a igreja no céu, acontece uma manifestação da sua ira; por duas vezes as orações dos santos trazidas em taças de ouro juntamente com incensário produzem um aroma que chega na presença de Deus. Ap.5:8; 8:3-4. As orações trazidas á presença de Deus, são  atiradas para a terra no incensário cheio de  fogo do altar; do trono saem vozes, relâmpagos e trovões, trazendo o juízo e castigo dos homens ímpios; as orações que depositamos hoje diante de Deus estão sendo depositadas em taças de ouro e no momento certo serão derramadas, trazendo a justiça e o juízo que tanto pedimos. Esta primeira visão do céu após o arrebatamento da Igreja é o anuncio do julgamento do mundo. O juízo de Deus por meio de catástrofes atingirá a terra daqui por diante, os homens sofrerão como nunca em toda a historia da humanidade, e a oportunidade de arrependimento acabou, do capitulo 4 até o 22, temos a revelação da justiça e do juízo aos ímpios e profanos e a alegria dos salvos na nova Jerusalém; portanto prepare-se, hoje para ser contado entre os milhares de todas as tribos, línguas povos e nações que estarão no céu. Vamos então aos Cânticos de adoração e seus resultados.
PRIMEIRO. O cântico dos quatro seres viventes, vinte e quatro anciãos, juntamente com milhares de anjos, também toda criatura que há no céu e sobre a terra e debaixo da terra e sobre o mar. Ap.5:8-14. O resultado após este cântico de adoração foi a abertura de sete selos: 1º. Selo, cavalo branco.(anti-cristo. Ap.6:1-2). 2º.Selo, cavalo vermelho(guerra. Ap.6:3-4) 3º. Selo, cavalo preto (fome e lamentação. Ap.6:5-6) 4º. Selo, cavalo amarelo(morte. Ap.6:7-8) 5º. Selo (alma dos mártires debaixo do altar. Ap.6:9-11) 6º. Selo (sinais no céu, angustia na terra.Ap.6:12-17).
SEGUNDO. O cântico de todas as nações, tribos, povos, línguas, com os anjos os 24 anciãos e os 4 seres viventes.  Ap.7:9-12; 8:1-5.  “Quando o Cordeiro abriu o Sétimo selo.O resultado desta adoração: sete anjos tocam sete trombetas. 1º.Trombeta (a Terça parte da natureza é atingida. Ap.8:7) 2º.Trombeta (Terça parte das criaturas do mar e embarcações atingidos. Ap.8:8-9) 3º.Trombeta (fontes e rios tornaram-se amargas, trazendo a morte de muitos homens. Ap.8:10-11.) 4º.Trombeta (sol, lua e estrela, perdem seu brilho; mas três ais são anunciados .Ap.8:12-13) 5º.Trombeta (demônios são soltos do abismo para atormentarem os homens. Ap.9:1-12) 6º.Trombeta (quatro anjos soltos para matar a Terça parte dos homens. Ap.9:13-21).
TERCEIRO. Um cântico produzido por vozes no céu, juntamente com os vinte e quatro anciãos. Ap.11:15-17. O Sétimo anjo tocou a trombeta. O resultado desta adoração: julgamento dos mortos, os servos grandes e pequenos, para receberem o galardão, também o julgamento dos que destroem a terra. Ap.11:18.
QUARTO. O cântico dos 144 mil selados, um cântico desconhecido que ninguém aprendeu execeto eles. Ap.14:1-3.
O resultado. A primeira voz (um evangelho eterno é anunciado. Ap.14:6-7) A Segunda voz (o anuncio da queda da grande Babilônia. Ap.14:8) A terceira voz (advertência aos adoradores da besta. Ap.14:9-12) A Quarta voz ( as bem aventuranças para os que morrem no Senhor. Ap.14:13) A ceifa ( O anjo a mandado por Jesus passa a foice sobre a terra. Ap.14:14-16) A vindima ( homens mortos; sangue derramado até a altura de um freio de cavalo. Ap.14:17-20) .
QUINTO. O cântico dos vencedores da besta, cantam o cântico de Moisés. Ap.15:1-4. sete anjos tendo os sete últimos flagelos. O resultado deste louvor: a ira de Deus, sua cólera jamais vista em todos os tempos: 1º. Flagelo (ulceras malignas nos homens. Ap.16:1-2) 2º. Flagelo (morreu todo ser vivente que havia no mar. Ap.16:3) 3º. Flagelo (rios e fontes tornaram-se em sangue. Ap.16:4-7) 4º. Flagelo (os homens queimados com o fogo do sol. Ap.16:8-9) 5º. Flagelo (trevas, dor sobre os homens. Ap.16:10-11) 6º. Flagelo (destruído espíritos imundos operadores de sinais. Ap.16:12-16) 7º. Flagelo (destruída a terra e tudo o que nela se contém. Ap.16:17-21).
OBS: O julgamento do mundo começa com taças de ouro cheias com as orações dos santos. Ap.5:8. O julgamento termina com taças de ouro cheias da cólera de Deus. Ap.15:7.
 SEXTO CÂNTICO, este é entoado  pela Igreja nos céu; todos os santos, de todas as épocas, em união eterna com Cristo, cantarão e celebraram esta grande festa chamada bodas do Cordeiro. Ap.19:1-10.

Romildo Sena Batista.

Um lugar para a Páscoa.

  @ fé vem pelo ouvir.               

                                                         Êxodo. 12
 Páscoa uma festa especifica comemorada pelo povo de Israel, no dia 14 de NISÃ (mais ou menos 1 de abril). O primeiro mês do ano para eles. Ex.12:1; Nm.9:7; II Cr.35:1,5. A páscoa  tem um significado especial, a celebração da saída do povo de Israel do Egito após 430 anos de escravidão.  A morte de um cordeiro de um ano sem defeito deveria ser o grande símbolo desta festa. Os Israelitas então seguiram a risca o Decreto de Deus, um cordeiro de um ano sem defeito, o sangue nos umbrais da porta, ervas amargas, pão sem fermento e os lombos cingidos pronto para partirem faziam parte do ritual. O sangue do cordeiro nos umbrais da porta, simboliza redenção e livramento feito pelo derramamento de sangue que nos livra do pecado e da morte. Hb.9:22.  É importante observar que os símbolos da verdadeira páscoa dos Hebreus nada tem haver com a “páscoa” comemorada hoje no mundo ocidental, coelho e ovos, um costume de não comer carne, isto nada tem a ver com a páscoa do Senhor. Ex.12:11. Deus ordenou aos filhos de Israel que comessem um cordeiro assado, terem os umbrais da porta marcados com sangue. Ex.12:7-9. Mas se está é a páscoa dos filhos de Israel comemorada no Velho Testamento o que nós como Igreja temos com isto, é importante ressaltar que Jesus como um bom Judeu comemorou e instituiu a nossa páscoa de forma diferente oferecendo-se como oferta e sacrifício, tendo como o principal e único elemento seu corpo e sangue, não é por acaso que o apostolo João o apresenta como, “O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo.1:29. Jesus antes de celebrar a ultima páscoa pediu aos discípulos que procurassem um local, e um homem cujo o nome não é citado, este havia preparado um quarto para a páscoa segundo disse Jesus aos discípulos. Este homem torna-se um símbolo daqueles que são procurados por Jesus para celebrarem a páscoa.  Lucas:22:7-18.
Precisamos Ter Um lugar para a Páscoa, limpo e espaçoso.
I. Jesus pede que estejamos sempre preparados para receber a páscoa, pois esta foi feita com o seu sacrifício, ele é o cordeiro pascal. “...Jesus, pois, enviou a Pedro e João, dizendo: Ide prepara-nos a páscoa para que a comamos.” Lc.22:8. Jesus pede aos discípulos que preparem-se e também prepare a mesa para que juntos comam a páscoa. Reserve sempre o melhor lugar da sua vida para Jesus, lembre-se ele deve ter em tudo o primeiro lugar na nossa vida.
II. Jesus manda perguntar se temos um lugar preparado para a Páscoa. “...O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com meus discípulos? Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobiliado; ali fazei os preparativos.” Lc.22:11-12. Jesus espera que tenhamos um quarto preparado para Ele de preferencia mobiliado, em ótimas condições. Vamos preparar nossas vidas para receber-mos Jesus e deixar a casa sempre arrumada pois ele deseja um lugar para a páscoa. Ap.3:20. 
III. Jesus institui a páscoa no Novo Testamento apontando para si mesmo como o sacrifício e a oferta em aroma suave a Deus. Ef.5:2; Hb.10:12,14. Ele mesmo tornou-se o cordeiro pascal, sua carne e seu sangue, símbolos do pão e do vinho representados na ceia do Senhor que é a nossa páscoa. Lu.22:14-20. O Novo Testamento estabelece uma conexão remidora direta entre a páscoa e a morte de Jesus, o cordeiro por excelência que foi sacrificado por nós, comparado ao cordeiro pascal imolado.
Três coisas para não esquecer:
 1º. A páscoa verdadeira está baseada na morte de Jesus ele é o nosso cordeiro pascal, seu sacrifico é  garantia de vida eterna, para todos que crêem no seu nome.
2º. Na páscoa faz-se necessário preparar as nossas mentes para dar a Jesus uma recepção apropriada e assegurar suas bênçãos infinitas dispensadas por meio de seu sacrifício.
3º. Jesus é a nossa páscoa, ele foi a vitima perfeita o sacrifício agradável, o cordeiro sem mancha puro e limpo “O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”; o nosso cordeiro pascal. ICo.5:7-8.

Romildo Sena Batista