terça-feira, 27 de novembro de 2012

Abençoado porém descontente. Jonas. 4:1-11





Três coisas foram a causa do descontentamento de Jonas.
Introdução: Jonas. Tem  a experiência que todo pastor(s), evangelista(s), e missionário(s) moderno gostaria de Ter; pregar e ver Deus salvar (mais de cento e vinte mil pessoas de uma vez)... ao invés de ficar alegre, contente, jubiloso, agradecido, ele simplesmente fica indiferente, frio e descontente.
Quem era Jonas?(Jn.1:1) Filho de Amitai o profeta.IIRs.14:25.profetizou quando a Síria era capital de Ninive e ameaçava invadir Israel:
Três coisas aconteceriam se isso ocorresse:
1º. Matariam o Rei e sua Descendência. Jonas cresceu em um país de Monarquia.
2º. Matariam o Profeta e sua Descendência. Jonas era descendente de Profeta, sua família seria destruída.
3º. Destruiriam o Templo. Jonas teria o lugar de culto e adoração a Deus destruído.
Jonas cresce neste contexto de ameaças. E sobre isto algumas lições se estabelecem.
I. Não podemos deixar que os nossos problemas externos e pessoais nos impeçam de caminhar nos propósitos de Deus para com a obra missionária. (Jonas caiu nessa) Precisamos aprender a tratar de nossos problemas pessoais, (extras eclesiais) do contrário ficaremos sempre presos aos problemas,  e isso pode causar um grande descontentamento. Jonas estava assim, amargo com falta de perdão no coração, um problema antigo o atormentava e o impedia de pregar aos seus inimigos. Muitas pessoas vivem dentro da igreja o mesmo dilema que Jonas viveu. Amar aos inimigos é um mandamento de Jesus.
II. Precisamos lembrar de cumprir nossos votos feitos ao Senhor do contrário seremos norteados por Ele, que não esquece dos votos que fizemos. Jn.2:9-10; Ec.5:1-5.(Jonas sofreu por votar e não cumprir)
O voto do Profeta cosistia em duas coisas:
1º. Onde Tu  me mandares irei. Este era um voto feito antes do ofício, diante da congregação. Deus honra aquilo que nós fazemos e muito mais o que falamos e sobretudo o que votamos; o voto a Deus ou a promessa deve ser cumprida não importando o quanto isto vai nos custar. Ec.5:1-5.
2º. O que me mandares falar falarei. Os profetas eram homens usados por Deus para falar ousadamente aquilo que Deus os mandava falar, eles eram a boca de Deus para o povo.
III. Deus usou um pequeno conjunto de valores para ensinar uma grande experiência para Jonas. ( Jonas obsecado pelo ódio desprezou a experiência). A grande experiência do profeta Jonas não foi estar no ventre do  grande peixe;  mas a planta, o verme, o sol e um vento calmoso; esses quatro elementos criados por Deus formam um conjunto de valores que foram usados para ensinar Jonas. Jn.4:6-11. Precisamos entender que tudo aquilo que Deus faz é para o nosso bem estar e para nos ensinar; Deus usa as coisas simples da vida no dia a dia e por meio delas nos ensina muitas lições. É só aprender e agradecer  por tudo quanto Ele faz.  A história de Jonas tem um fim trágico pois o mesmo não demonstra arrependimento, termina descontente com tudo quanto Deus fez. Você é grato a Deus pelo conjunto de valores que ele tem te oferecido todos os dias?
Conclusão : O que fazer para fugir do Descontentamento?
1º. Ter uma atitude de Arrependimento se estamos descontentes com o que Deus tem nos dado.
2º. Temer ao Senhor e Amá-lo, submetendo-nos á sua vontade, estar disposto a ir onde ele nos mandar.
3. Servir e Amar sua obra e as pessoas que lhe servem, estando prontos a serví-lo em toda e qualquer situação.
Romildo Sena Batista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário