terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Os nossos dias parecem ser de céu fechado para o ensino. Não porque Deus fechou os céus, mas porque os pastores fecharam a palavra que veio dos céus, o pão vivo, que gera vida e fé.


 Na verdade, a fé vem por ouvir a mensagem das boas novas, as boas novas acerca de Cristo” Rom.  10:17.


Pensando sobre isto me deparo com três realidades:

1. A força redentiva e motivacional da existência do ser é sem duvida a fé em Cristo através de sua palavra. 

2. O ser humano é essencialmente motivado a viver segundo aquilo que ele ouve.

3. A natureza da mensagem que se ouve será sempre para vida ou para morte.

 O evangelho contem mensagem para vida e para morte. Quem houve o evangelho as boas novas sobre Jesus, na sua pureza. Ouve para acumular mas condenação e juízo, ou para trazer absorvição da alma, libertando o ser para uma nova vida.


-Na minha experiência de vida-pregressa, meu passado era puramente de morte, quando as drogas me consumiam dia a dia. Quem me conheceu e conviveu comigo sabe o quão insuportável fui. Pois minha vida era morte física e espiritual. Morrendo a cada dia, sem esperança e sem fé, matando a mim mesmo, e minha família que sempre me amou e nunca desistiu de me ver livre do mal da pasta de cocaína, da cocaína, da maconha, e tantos outros males que esses entorpecentes causam na vida dos que são escravizados por ele.

O que tem isso a haver com a fé ?


Tudo absolutamente Tudo ! pois foi atravez da palavra de Deus que as coisas começaram a mudar de dentro para fora na minha vida. Um belo dia li e ouvi uma porção do Salmos. 40.


- Desse dia em diante comecei a me sentir diferente, e com uma motivação para viver diferente daquela que eu já havia perdido. Digo motivação de viver; isso foi em 1990, desde esse dia, recebi alivio de um fardo de dor, juízo, condenação e morte que estava instalado na minha alma,  sem duvida me levaria a fatalidade da morte sem fim.


-Hoje 26 anos depois posso lhe afirmar que a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus. Me tornei um amante da palavra de Deus, pois nela achei vida. 

-Fui ao internato para drogados, 1991, DJM, desafio Jovem de Manaus,  onde entrei em um processo de reeducação para viver em sociedade, e desintoxicação das drogas 9 meses.  

-Depois fui ao IBBA, instituto batista bíblico do amazonas,onde fui aprender sobre a palavra de Deus, que nutre e gera a fé verdadeira, foram 3 anos em um curso de 1500 horas de bíblia. 

-Depois fui para Contagem.MG. Jocum, jovens com uma missão, fiz ETED, ETD, Curso para escritores e novos escritores vinculado a universidade das nações. Trabalhei com jocum de 1997 segundo semestre a 2000. 

-Voltei para Manaus onde trabalhei com a Igreja Presbiteriana de Manaus de 2001 a 2013, tendo êxito como evangelista, plantei uma igreja em Codajás município 14 horas de Manaus, cidade as margens do Rio Solimões, e outra no Rio Piorini, periferia de manaus.

-Essa foi minha trajetória desde que a PALAVRA ME LIBERTOU, de um drogado e morto, fui vivificado em Amor pela palavra de Deus. Disso não tenho um duvidas.

 Na verdade, a fé vem por ouvir a mensagem das boas novas, as boas novas acerca de Cristo” Rom.  10:17.


I,Tenho razões suficientes de vivência para acreditar, que o unico meio de libertação para qualquer situação de aprisionamento da alma é a Fé na Palavra de Deus.


Fé NÃO É um dogma, mais a religião a relativizou e a dogmatizou, pelo sistema religioso que roubou  a essência do que é fé.

Os escritores do Novo Testamento usaram a palavra grega πιστις (pistis) para descrever “fé”. Segundo seu significado original, πιστις (pistis) é usada em relação à:

1º.) Fé é Convicção da verdade. Esta verdade está relacionada a pessoa de Deus e o testemunho que Ele dá sobre si mesmo nas escrituras. A convicção de fé na palavra de Deus é gerada dentro de mim quando eu acredito no testemunho das boas novas. não existe fé verdadeira fora da palavra. Heb.1:1-6.

2º.) A convicção que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo. Isso é convicção de fé, acreditar que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus. Atos.4:12. a fé é exclusivista, somente Jesus Salva.

3º.) Fé é a verdade predominante de confiança e confidência, seja em Deus e em Cristo, que trazem um testemunho verdadeiro de fidelidade, lealdade que surgem da palavra fé. Isso  no caráter de alguém em quem se pode confiar.

II, Não existe fé verdadeira sem testemunho Leal, verdadeiro e fiel da pessoa de Deus e de Cristo seu filho nosso Salvador. Pois Lealdade, Verdade e Fidelidade só encontramos no Divino.

Fidelidade e Lealdade. Esse substantivo אֵמוּן (emun) é uma palavra rara, ocorrendo apenas 5 vezes no AT.: Deu 32:20. ; Pro 13:17; 14:5; 20:6; Isa 26:2;

III, A infidelidade, é o avesso de fidelidade que está corroendo as bases do que é fé de verdade no meio do povo de Deus.

1º . Fé Não é testemunho pessoal ou testemunho musical, isso é um meio de alimentar uma esperança remota, naquilo que ouço ou que canto. Sem efeito portanto para libertação e Salvação da alma. "o louvor liberta certo ? errdado!".  É a palavra que liberta. Rom.10:17.  "Somos salvos pela loucura da pregação". ICo.1:21.

2º. As experiências e testemunhos pessoais, podem ser um meio pelo qual Deus venha nutrir fé no coração humano. Mas sem efeito Salvífico, a palavra é o veiculo de salvação, assim Deus decretou e assim será.

3º . O ÚNICO e Absoluto, meio pelo qual podemos alcançar e obter a VERDADEIRA FÉ, é a palavra de Deus. Isso o próprio Deus já estabeleceu e a palavra é inegociável. “a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus”Rom.10:17..

PRIMEIRO. Deus não mente e seu testemunho é verdadeiro,sua fidelidade e promessas não falham jamais.
SEGUNDO. A palavra é o verbo, Jesus que se fez carne cheio de “graça e de Verdade” jamais duvide do testemunho que Jesus deu de si mesmo na palavra, pois somente lendo e ouvindo sua palavra poderemos nutrir fé acerca de seus feitos.
TERCEIRO. A palavra de Deus é a verdade, não ignore isso jamais, só através dela obteremos fé. Sua autenticidade hoje é comprovada por cientistas, antropólogos, historiadores, filósofos e muitos estudiosos. Pois a bíblia revela exatamente de onde viemos e para onde iremos. "A palavra é Majestosa, é Harmônica e da Gloria somente a Deus".  


Conclusão e considerações finais:

A historia da minha vida pode servir de inspiração para muitos que ainda vivem como eu vivi no passado. Mas minha grande lição aqui é exaltar o poder libertador da palavra de Deus que gera fé para libertar e salvar o perdido.

-Na minha caminhada de fé sempre valorizei o bom estudo da palavra de Deus, pois somente isso satisfazia minha alma. Me tornei um ser amante da palavra, até fui criticado por pastores que diziam que eu falava muito sobre a bíblia. Infeliz comentário vindo de um “pastor”, que deveria incentivar sua congregação ao bom estudo da palavra e a observância da mesma.

-Nos últimos dias ando ENTRISTECIDO, por ver que varias igrejas estão abandonando o bom estudo da palavra. 

-Visitei nestes últimos anos varias EBD’s aos domingo; constatei que o nível de ensino bíblico é muito baixo, “fraco” sem conteúdo, o analfabetismo bíblico é grande no meio da igreja. Professores despreparados, me disse um irmão das antigas, que não estava indo mais escola bíblica: “porque a forma com que se aplica o estudo da palavra não motiva a fé”. De fato tenho que concordar. Antigamente quando comecei na fé isso a 26 anos atrás, ainda havia motivação para ensinar e para aprender. O conteúdo era puramente bíblico, hoje é puramente ensino para auto ajuda.

Os nossos dias parecem ser de céu fechado para o ensino. Não porque Deus fechou os céus, mas porque os pastores fecharam a palavra que veio dos céus, o pão vivo, que gera vida e fé.

De fato os interesses e as motivações são extramente religiosas basta não faltar ao culto, participar das reuniões ser dizimista e estará tudo bem, esses motivos são religiosos não biblicos. É lamentável ver a noiva de Cristo sofrer, os mas fracos gemerem e os que poderiam ensinar se perderem e se venderem ao deus deste século.

Estas observações são poucas, fiz em 3 anos apenas, visitei varias igrejas com o fim de me alimentar, ou ver um ensino consistente com a palavra e constatei duas coisas:

1º. O despreparo total e absoluto de pastores, lideres, diáconos, presbíteros e até Reverendos. Muitos não sabem nem o que falar sobre a escritura quando a invocam para ler diante da congregação.

2º. A falta de expositores bíblicos, “a pregação é a exposição das escrituras”J.C. É triste ouvir pastores subir a um lugar de exposição bíblica para contar "istórias", fabulas e ideias carnais de suas mentes corrompidas, ainda e fazem apelos baratos. 

Cheguei ouvir um domingo a noite, um pastor pregar e dividir seu esboço 25 pontos ou divisões, e os expor 1 a 1, massacrando os ouvintes. Totalmente perdido e sem instrução.

3º. Voltar valorizar o bom estudo das escrituras, é sem duvida o grande desafio da igreja dos nossos dias. achar uma gota da boa palavra nesse universo cristã hoje é um milagre acredite.


FINALIZANDO
Hoje a Europa vive a sua era pós-cristã, os templos e a fé que lá um dia existiram já não existem como antes, virou história e estatística sobrou nada só o capitalismo. A  fé que antes habitou o coração de milhares  não existe. A maioria dos bons livros e bons teólogos que temos vieram de lá, a Europa foi um grande celeiro do cristianismo.

Os USA da America também estão vivendo o mesmo dilema, de frieza já foram uma potência de evangelização mundial. mas estão ruindo também, o liberalismo invadiu as igrejas. Na Europa, templos fechando e a fé genuína se esvaindo,  os cultos em alguns lugares dos USA da America são Alacarte, o ouvinte escolhe o que quer ouvir e cantar.

O Brasil se abandonar as Escrituras como fizeram Europa e USA, serão o grande deserto espiritual da pós-modernidade, onde os templos construídos hoje para nada servirão.

Temos que da valor ao que realmente interessa a Palavra Deus, o resto é enfeite. 

Estamos caminhando para uma grande apostasia da fé no Brasil, apostasia de se apartar da palavra e dar ouvido as fábulas  e aos espíritos enganadores.
I Timoteo.4:1-7; II Timoteo.4:1-5.

Jesus já nos advertiu e profetizou com uma exclamação:

"quando o filho do homem vier achará porventura fé na terra?". Lucas.18:8.


 Na verdade, a fé vem por ouvir a mensagem das boas novas, as boas novas acerca de Cristo” Rom.  10:17.






Romildo Sena Batista.







Nenhum comentário:

Postar um comentário